quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Desenhos infantis: Para que?

Uma das coisas que mais curto são os desenhos infantis, primeiro pela evidente graciosidade implícita naqueles traçados simples e pro vezes muito reveladores, Ao desenhar a criança expressa o que vai em seu interior, medos, sonhos, anseios e deste modo aquilo que em palavras é difícil de falar, em traços é perfeitamente traduzido.
Metodologia do uso do desenho em sala de aula:
                Os desenhos em sala de aula não são realizados de forma aleatória, mas antes fazem parte de um contexto, são divididos em duas vertentes: Livre ou temáticos.
Livre é aquele onde a criança expressa o que deseja, sem um direcionamento específico, (estes são os ideais para avaliar as condições emocionais da criança) e os temáticos: Estes são orientados á parti de um tema qualquer como uma data comemorativa ou o título de um livro, filme ou mesmo um tema maior, como férias, escola, profissões, família, animais, enfim...Uma infinidade de possibilidades.

Por que estimular o desenho infantil?

1. A arte é sempre libertadora, nela o indivíduo é plenamente livre, ali não há restrições, certo ou errado, bonito nem feio, posto que a arte é sobretudo subjetividade.
2. A auto-estima é trabalhada á medida que a criança constrói algo, materializa o que antes estava apenas em seu imaginário.
3. Socialização: Ao compartilhar seus desenhos com outros coleguinhas há uma intensa troca de informações objetivas e subjetivas, a alegria, a surpresa e o encanto de ouvir e falar de suas idéias e de sua forma peculiar de ver o mundo.
4. Afirmação: Quando a criança ver que é capaz de produzir algo, que o produto feito por suas mãos é apreciado e reconhecido pelo professor, pais e colegas, o aluno recebe a afirmação social de que precisa para confirmar também seu valor.Pra isso utilizamos pequenas exposições temáticas.
5. Registro histórico: Como historiadora devo confessar que a ideia de documentar período de um grupo de criança muito me atrai, pois muito do que produzimos é perdido, de modo que assim, é possível "Eternizar nossa infância", assim, alguns tempo depois eles mesmos poderão apreciar seus desenhos e relembrar seu tempo de criança.


Para saber mais sobre desenho infantil, CLIQUE AQUI!

Estas crianças estão na faixa etária de 7/8 anos
.
Com vocês, alguns de nossos desenhos 2014.


Stella, 2º ano C, traços delicados, cores sutis, sempre desenha coisas ligadas á natureza.(A Árvore)


Carlos, 2º ano C, em homenagem ao dia do índio, um traçado mais rústico e extremamente expressivo. (Vida de índio)


Mais um da Stella, (rs) notem a riqueza de detalhes...(O vôo da borboleta...)


Fabiano, (2º ano C), em homenagem ao dia dos pais, achei de uma poesia ímpar, simbolizar o pai como um eterno menino e neste aspecto ambos em perfeita parceria e comunhão.(Pai, amigo)

Amanda Beatriz, 2º ano C, recorrente em seus desenhos o ato de partilhar alimentos, sempre regados á muita conversa...(A Refeição)


Natália, 2º C, cores fortes e vibrantes combinadas de forma criativa e ousada.(A Natureza)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Humor

Humor
Situações esquisitas...